terça-feira, 21 de maio de 2013

Cegueira

“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão". (Mateus 7:3-5 NVI)

Lidar com defeitos nem sempre é fácil. Ao contrário, quando lidamos com os defeitos de alguém próximo percebemos como é difícil tratá-los.

Ao abordar esse assunto, logo lembramos de alguém que conhecemos. Um parente, um amigo, um colega de trabalho. E pensamos como essa pessoa é difícil.

Porém, todos nós somos seres humanos, e por isso mesmo, defeituosos em nossas atitudes e maneiras. Muitas vezes, queremos "ajudar" alguém, mas sequer percebemos - ou se percebemos não aceitamos - os nossos próprios defeitos.

Frequentemente, esperamos muito de outras pessoas, contudo não temos a mesma expectativa a nosso respeito. Isso se chama hipocrisia.

Talvez sejamos muito grosseiros, muito presunçosos, talvez uns sejam preguiçosos e outros teimosamente cautelosos. Não importa qual seja o defeito. O que dito pelo Mestre dos Mestres é algo muito sério, pois passamos boa parte das nossas vidas gastando energia em criticar, julgar e apontar os defeitos alheios, quando poderíamos bem utilizar todo esse esforço em "tirar a pedra do nosso próprio olho". Não que sozinhos consigamos, mas vale a pena focar primeiro em nossos próprios erros.

Nessa noite, o meu desejo e a minha oração é que a minha cegueira seja curada, a fim de que possa ver e, só depois, ajudar meu amigo e meu irmão com o espírito humilde e o coração leve, de quem sabe os espinhos que já teve que tirar de sua própria carne.

Convido você, caro leitor, a fazer assim como Bartimeu, que gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”, e lhe disse: “Mestre, eu quero ver!” (Marcos 10:47 e 51 NVI).

E que você possa ouvir aquela voz suave a lhe dizer: "Vá a sua fé o curou".

Tenham todos uma ótima noite!

Nenhum comentário: